Futuro Sustentável

Desde 2019 que a Futuro Sustentável procura sensibilizar a população para a problemática da poluição, através da organização de diversas atividades, especialmente limpezas de praias. 

Logótipo da Futuro Sustentável


Atualmente, a equipa é constituída por Henrique Pinho, Filipa Lourenço, Tomás Rodrigues, Mariana Marques, Constança Gomes, Diogo Nogueira e Margarida Silva.

Henrique Pinho, o fundador, conta que a ideia surgiu na sequência de um projeto escolar de limpezas de praias: “Quis continuar, sair do ambiente escolar e passar para o público a atividade que deu início a esta grande viagem.” A primeira limpeza aconteceu a 25 de maio de 2019 no areal figueirense e contou com a participação de 90 pessoas, que recolheram cerca de 80kg de lixo. A Câmara Municipal forneceu luvas e sacos, sendo que os voluntários levaram chapéus e garrafas de água para colocar as beatas.


Miniatura do logótipo

Durante a pandemia, a organização sem fins lucrativos dinamizou eventos online no dia da Terra e do Oceano, com a divulgação da organização Oceano Azul, que também fornece material para as ações de limpeza. As redes sociais contaram com quizzes e, no ano passado, com sugestões de filmes sobre a proteção dos oceanos. Desta forma, a organização conseguiu manter uma relação mais próxima com o público e atrair mais voluntários. 


Limpeza de Ano Novo a 4 de janeiro de 2020. Fonte: Futuro Sustentável


Para além dos patrocínios da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Oceano Azul, a Futuro Sustentável conta com o apoio: do laboratório MAREFOZ, através do projeto escolar SERmar; da Biopolymers; Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF); Bonae Spei e das Juntas de Freguesia de Buarcos e São Julião.

Henrique espera que a situação melhore para continuarem os encontros nacionais com outras organizações e as limpezas das praias. O jovem de 17 anos explica: “Infelizmente toda a nossa atividade presencial foi suspensa e até ao momento ainda não regressamos por acharmos que ainda não é a altura certa. Continuamos presentes a nível digital e acreditamos sempre que do outro lado todos estão a fazer o seu bom trabalho para a proteção, e até recuperação, daquela que é a nossa casa, a Terra.”


Participação da Futuro Sustentável na COOL. Fonte: Oceano Azul

Neste momento, se quiser ajudar a Futuro Sustentável pode divulgar os conteúdos das redes sociais da organização. Assim que as atividades presenciais forem retomadas apareça nas ações de limpeza e faça a diferença!

Para contactar a Futuro Sustentável basta ligar para o 934 657 543, mandar mensagem através das redes sociais ou enviar e-mail para futurosustentavel.figfoz@gmail.com.


Redes Sociais


Facebook: Futuro Sustentável

Instagram: @sustentavelfuturo



Nota: As fotografias não são propriedade da Figueira Negócios e foram cedidas pela Futuro Sustentável.





Comentários

Mensagens populares